Descrição sumária
Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal e social. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as, identificando suas necessidades e demandas e desenvolvendo atividades e tratamento.
Formação e experiência
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade, que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.
Condições gerais de exercício
O trabalho é exercido em instituições ou nas ruas . As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhadores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco, assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade
Esta família não compreende
Consulte
Código internacional CIUO88
Notas
5153-05 - Educador social
- Arte educador, Educador de rua, Educador social de rua, Instrutor educacional, Orientador sócio educativo
5153-10 - Agente de ação social
- Agente de proteção social, Agente de proteção social de rua, Agente social
5153-15 - Monitor de dependente químico
- Conselheiro de dependente químico, Consultor em dependência química
5153-20 - Conselheiro tutelar
Ayudantes de enfermería en instituciones 5132 -
Gacs
Relatório da Família
Código da Família Títulos
5153 Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco
A - GARANTIR DIREITOS DE ASSISTIDOS/USUÁRIOS
A.1 - Identificar direito violado
A.2 - Orientar assistidos/usuários e familiares
A.3 - Requisitar serviços
A.4 - Encaminhar assistidos/usuários e/ou familiares a entidades e serviços
A.5 - Denunciar situação de risco
A.6 - Solicitar resgate de assistidos/usuários
A.7 - Resgatar assistidos/usuários
A.8 - Fazer recâmbio
A.9 - Acompanhar assistidos/usuários a atendimentos
A.10 - Fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes
A.11 - Assessorar poder público na implantação de programas e projetos
A.12 - Informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados
A.1 - Identificar direito violado
A.2 - Orientar assistidos/usuários e familiares
A.3 - Requisitar serviços
A.4 - Encaminhar assistidos/usuários e/ou familiares a entidades e serviços
A.5 - Denunciar situação de risco
A.6 - Solicitar resgate de assistidos/usuários
A.7 - Resgatar assistidos/usuários
A.8 - Fazer recâmbio
A.9 - Acompanhar assistidos/usuários a atendimentos
A.10 - Fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes
A.11 - Assessorar poder público na implantação de programas e projetos
A.12 - Informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados
B - SENSIBILIZAR ASSISTIDOS/USUÁRIOS
B.1 - Criar vínculos
B.2 - Conscientizar sobre riscos
B.3 - Despertar nos assistidos/usuários desejo para mudar de vida
B.4 - Aconselhar assistidos/usuários
B.5 - Resgatar auto-estima
B.6 - Apontar alternativas
B.7 - Despertar aptidões, habilidades
B.1 - Criar vínculos
B.2 - Conscientizar sobre riscos
B.3 - Despertar nos assistidos/usuários desejo para mudar de vida
B.4 - Aconselhar assistidos/usuários
B.5 - Resgatar auto-estima
B.6 - Apontar alternativas
B.7 - Despertar aptidões, habilidades
C - IDENTIFICAR NECESSIDADES/DEMANDAS
C.1 - Receber denúncias
C.2 - Receber informações sobre violação de direitos
C.3 - Observar necessidades
C.4 - Dialogar com assistidos/usuários
C.5 - Dialogar com familiares e vizinhança
C.6 - Levantar dados estatísticos
C.7 - Pesquisar histórico familiar
C.8 - Avaliar adesão ao tratamento
C.9 - Monitorar comportamento
C.1 - Receber denúncias
C.2 - Receber informações sobre violação de direitos
C.3 - Observar necessidades
C.4 - Dialogar com assistidos/usuários
C.5 - Dialogar com familiares e vizinhança
C.6 - Levantar dados estatísticos
C.7 - Pesquisar histórico familiar
C.8 - Avaliar adesão ao tratamento
C.9 - Monitorar comportamento
D - ABORDAR ASSISTIDOS/USUÁRIOS
D.1 - Realizar visitas domiciliares
D.2 - Verificar denúncias
D.3 - Receber pedidos de ajuda da família
D.4 - Receber demanda espontânea
D.5 - Atender solicitações
D.6 - Percorrer perímetros e áreas
D.7 - Observar comportamento
D.8 - Avistar assistidos/usuários
D.9 - Aproximar-se dos assistidos/usuários
D.1 - Realizar visitas domiciliares
D.2 - Verificar denúncias
D.3 - Receber pedidos de ajuda da família
D.4 - Receber demanda espontânea
D.5 - Atender solicitações
D.6 - Percorrer perímetros e áreas
D.7 - Observar comportamento
D.8 - Avistar assistidos/usuários
D.9 - Aproximar-se dos assistidos/usuários
E - DESENVOLVER ATIVIDADES SÓCIO-EDUCATIVAS
E.1 - Convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa
E.2 - Acompanhar reuniões sócio-educativas
E.3 - Desenvolver dinâmica de grupo
E.4 - Construir hábitos
E.5 - Sugerir mudanças de comportamento
E.6 - Realizar terapias em grupo
E.7 - Desenvolver oficinas
E.8 - Realizar atividades artísticas
E.9 - Realizar atividades de lazer e cultura (externas)
E.10 - Realizar atividades de laborterapia
E.11 - Realizar atividades voltadas para a espiritualidade
E.12 - Realizar atividades recreativas e esportivas
E.13 - Realizar atividades pedagógicas lúdicas
E.14 - Realizar acompanhamento pedagógico
E.15 - Realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários
E.1 - Convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa
E.2 - Acompanhar reuniões sócio-educativas
E.3 - Desenvolver dinâmica de grupo
E.4 - Construir hábitos
E.5 - Sugerir mudanças de comportamento
E.6 - Realizar terapias em grupo
E.7 - Desenvolver oficinas
E.8 - Realizar atividades artísticas
E.9 - Realizar atividades de lazer e cultura (externas)
E.10 - Realizar atividades de laborterapia
E.11 - Realizar atividades voltadas para a espiritualidade
E.12 - Realizar atividades recreativas e esportivas
E.13 - Realizar atividades pedagógicas lúdicas
E.14 - Realizar acompanhamento pedagógico
E.15 - Realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários
F - PLANEJAR TRABALHO
F.1 - Definir objetivos
F.2 - Definir metodologia de trabalho
F.3 - Definir metas
F.4 - Definir estratégias
F.5 - Estabelecer cronograma
F.6 - Identificar público-alvo
F.7 - Mapear público-alvo
F.8 - Mapear perímetros ou áreas
F.9 - Estabelecer roteiro de visitas
F.10 - Planejar eventos
F.11 - Estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas
F.1 - Definir objetivos
F.2 - Definir metodologia de trabalho
F.3 - Definir metas
F.4 - Definir estratégias
F.5 - Estabelecer cronograma
F.6 - Identificar público-alvo
F.7 - Mapear público-alvo
F.8 - Mapear perímetros ou áreas
F.9 - Estabelecer roteiro de visitas
F.10 - Planejar eventos
F.11 - Estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas
G - AVALIAR PROCESSO DE TRABALHO
G.1 - Analisar resultados
G.2 - Analisar casos
G.3 - Avaliar ações
G.4 - Analisar práticas
G.5 - Trocar experiências
G.6 - Avaliar reinserção dos assistidos/usuários
G.7 - Acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários
G.8 - Alterar estratégias
G.1 - Analisar resultados
G.2 - Analisar casos
G.3 - Avaliar ações
G.4 - Analisar práticas
G.5 - Trocar experiências
G.6 - Avaliar reinserção dos assistidos/usuários
G.7 - Acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários
G.8 - Alterar estratégias
Y - COMUNICAR-SE
Y.1 - Abrir procedimento de atendimento
Y.2 - Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento
Y.3 - Cadastrar assistidos/usuários
Y.4 - Preencher documentos
Y.5 - Encaminhar documentação oficial
Y.6 - Notificar pessoas e entidades
Y.7 - Participar da elaboração das normas
Y.8 - Participar da elaboração de questionários
Y.9 - Agendar visitas
Y.10 - Definir rotina administrativa
Y.11 - Fazer devolutiva
Y.1 - Abrir procedimento de atendimento
Y.2 - Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento
Y.3 - Cadastrar assistidos/usuários
Y.4 - Preencher documentos
Y.5 - Encaminhar documentação oficial
Y.6 - Notificar pessoas e entidades
Y.7 - Participar da elaboração das normas
Y.8 - Participar da elaboração de questionários
Y.9 - Agendar visitas
Y.10 - Definir rotina administrativa
Y.11 - Fazer devolutiva
Z - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
Z.1 - Trabalhar em equipe
Z.2 - Servir de exemplo
Z.3 - Inspirar confiança
Z.4 - Buscar identificação e empatia
Z.5 - Despertar esperança
Z.6 - Exercitar atividade de escuta
Z.7 - Agir sob pressão
Z.8 - Demonstrar capacidade de compreensão
Z.9 - Contornar situações adversas
Z.10 - Demonstrar entusiasmo
Z.11 - Respeitar diferenças
Z.12 - Demonstrar criatividade
Z.13 - Assumir riscos
Z.14 - Demonstrar coragem
Z.15 - Demonstrar persistência
Z.16 - Tomar decisões
Z.17 - Demonstrar facilidade de comunicação
Z.18 - Administrar conflitos
Z.19 - Demonstrar auto-controle
Z.20 - Demonstrar capacidade de negociação
Z.21 - Permanecer em estado de alerta
Z.1 - Trabalhar em equipe
Z.2 - Servir de exemplo
Z.3 - Inspirar confiança
Z.4 - Buscar identificação e empatia
Z.5 - Despertar esperança
Z.6 - Exercitar atividade de escuta
Z.7 - Agir sob pressão
Z.8 - Demonstrar capacidade de compreensão
Z.9 - Contornar situações adversas
Z.10 - Demonstrar entusiasmo
Z.11 - Respeitar diferenças
Z.12 - Demonstrar criatividade
Z.13 - Assumir riscos
Z.14 - Demonstrar coragem
Z.15 - Demonstrar persistência
Z.16 - Tomar decisões
Z.17 - Demonstrar facilidade de comunicação
Z.18 - Administrar conflitos
Z.19 - Demonstrar auto-controle
Z.20 - Demonstrar capacidade de negociação
Z.21 - Permanecer em estado de alerta
Recursos de trabalho
Computador
Material de referência(códigos, livros especial. )
Material de escritório
Recursos audio visuais
Radio/celular/telefone/fax
Veículos
Material didático
Material esportivo
Material lúdico
Computador
Material de referência(códigos, livros especial. )
Material de escritório
Recursos audio visuais
Radio/celular/telefone/fax
Veículos
Material didático
Material esportivo
Material lúdico
Participantes da descrição
Especialistas
Adelisa Matilde Dos Santos
Alex Barbosa Do Amaral
Carmen Da Silva Oliveira
Claudete Cordeiro Dos Santos
Danilo Ramos Silva
Francisco Luís Assunção Ferreira
Francivan Jairo Rodrigues
Inácio Queiros Pimenta Gonçalves
Januário Alves Dos Santos Filho
Joselice Aparecida De Almeida
José Luis Pereira
José Paulo Ferreira Da Silva Junior
Madalena Rodrigues São José
Maria Aparecida Da Conceição Silva
Maria Lúcia Araujo Da Silva
Miguel Antonio Cruz
Neida Karla Seara Castro
Nilza Carvalho Cardoso
Rossimara Inês Ferreira Da Cunha
Adelisa Matilde Dos Santos
Alex Barbosa Do Amaral
Carmen Da Silva Oliveira
Claudete Cordeiro Dos Santos
Danilo Ramos Silva
Francisco Luís Assunção Ferreira
Francivan Jairo Rodrigues
Inácio Queiros Pimenta Gonçalves
Januário Alves Dos Santos Filho
Joselice Aparecida De Almeida
José Luis Pereira
José Paulo Ferreira Da Silva Junior
Madalena Rodrigues São José
Maria Aparecida Da Conceição Silva
Maria Lúcia Araujo Da Silva
Miguel Antonio Cruz
Neida Karla Seara Castro
Nilza Carvalho Cardoso
Rossimara Inês Ferreira Da Cunha
Instituições
Admer - Associação De Defesa Do Menor De Rua
Apoio-casa Amarela- Sto André
Associação De Moradores Do Jardim Santa Lúcia I E Adjacências
Centro Social Santo Dias
Comare
Comunidade Terapêutica Luz Para A Vida
Conselho Tutelar
Conselho Tutelar De Carapicuiba
Conselho Tutelar M´boi Mirim - Jardim Angela
Espaço Minha Gente
Instituto Monsenhor Benedito Antunes - Proj. Andrezinho Cidadão
Nova Aliança
Ong Santa Lucia
Instituições conveniada responsável
Prefeitura Do Município De Itapevi
Projeto Axé - Bahia
Segundo Conselho Tutelar De Santo André
Glossário
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas - Fipe - Usp
Admer - Associação De Defesa Do Menor De Rua
Apoio-casa Amarela- Sto André
Associação De Moradores Do Jardim Santa Lúcia I E Adjacências
Centro Social Santo Dias
Comare
Comunidade Terapêutica Luz Para A Vida
Conselho Tutelar
Conselho Tutelar De Carapicuiba
Conselho Tutelar M´boi Mirim - Jardim Angela
Espaço Minha Gente
Instituto Monsenhor Benedito Antunes - Proj. Andrezinho Cidadão
Nova Aliança
Ong Santa Lucia
Instituições conveniada responsável
Prefeitura Do Município De Itapevi
Projeto Axé - Bahia
Segundo Conselho Tutelar De Santo André
Glossário
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas - Fipe - Usp
Relatório Tabela de Atividades
Família Ocupacional: 5153 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco
Áreas Atividades
A GARANTIR DIREITOS DE ASSISTIDOS/USUÁRIOS
Família Ocupacional: 5153 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco
Áreas Atividades
A GARANTIR DIREITOS DE ASSISTIDOS/USUÁRIOS
Identificar direito violado 1 ES AS CT | Orientar assistidos/usuários e familiares 2 ES AS MD CT | Requisitar serviços 3 CT | Encaminhar assistidos/usuários e/ou familiares a entidades e serviços 4 ES AS MD CT |
Denunciar situação de risco 5 ES AS | Solicitar resgate de assistidos/usuários 6 ES AS MD CT | Resgatar assistidos/usuários 7 ES AS MD CT | Fazer recâmbio 8 ES AS MD |
Acompanhar assistidos/usuários a atendimentos 9 ES AS MD CT | Fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes 10 CT | Assessorar poder público na implantação de programas e projetos 11 CT | Informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados 12 CT |
Criar vínculos 1 ES AS MD CT | Conscientizar sobre riscos 2 ES AS MD CT | Despertar nos assistidos/usuários desejo para mudar de vida 3 ES AS MD CT | Aconselhar assistidos/usuários 4 ES AS MD CT |
Resgatar auto-estima 5 ES AS MD CT | Apontar alternativas 6 ES AS MD CT | Despertar aptidões, habilidades 7 ES AS MD CT |
Receber denúncias 1 CT | Receber informações sobre violação de direitos 2 ES AS | Observar necessidades 3 ES AS MD CT | Dialogar com assistidos/usuários 4 ES AS MD CT |
Dialogar com familiares e vizinhança 5 ES AS MD CT | Levantar dados estatísticos 6 ES AS MD CT | Pesquisar histórico familiar 7 ES AS MD CT | Avaliar adesão ao tratamento 8 MD |
Monitorar comportamento 9 ES AS MD CT |
Realizar visitas domiciliares 1 ES AS CT | Verificar denúncias 2 ES AS CT | Receber pedidos de ajuda da família 3 ES AS MD CT | Receber demanda espontânea 4 ES AS MD CT |
Atender solicitações 5 ES AS MD CT | Percorrer perímetros e áreas 6 ES AS | Observar comportamento 7 ES AS MD CT | Avistar assistidos/usuários 8 ES AS CT |
Aproximar-se dos assistidos/usuários 9 ES AS MD CT |
Convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa 1 ES AS MD CT | Acompanhar reuniões sócio-educativas 2 ES AS MD CT | Desenvolver dinâmica de grupo 3 ES AS MD | Construir hábitos 4 ES AS MD |
Sugerir mudanças de comportamento 5 ES AS MD CT | Realizar terapias em grupo 6 MD | Desenvolver oficinas 7 ES AS MD | Realizar atividades artísticas 8 ES AS |
Realizar atividades de lazer e cultura (externas) 9 ES AS | Realizar atividades de laborterapia 10 MD | Realizar atividades voltadas para a espiritualidade 11 ES MD | Realizar atividades recreativas e esportivas 12 ES AS MD |
Realizar atividades pedagógicas lúdicas 13 ES | Realizar acompanhamento pedagógico 14 ES | Realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários 15 MD |
Definir objetivos 1 ES AS MD CT | Definir metodologia de trabalho 2 ES AS MD CT | Definir metas 3 ES AS MD CT | Definir estratégias 4 ES AS MD CT |
Estabelecer cronograma 5 ES AS MD CT | Identificar público-alvo 6 ES AS CT | Mapear público-alvo 7 ES AS | Mapear perímetros ou áreas 8 ES AS |
Estabelecer roteiro de visitas 9 ES AS CT | Planejar eventos 10 ES AS MD CT | Estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas 11 ES AS MD CT |
Analisar resultados 1 ES AS MD CT | Analisar casos 2 ES AS MD CT | Avaliar ações 3 ES AS MD CT | Analisar práticas 4 ES AS MD CT |
Trocar experiências 5 ES AS MD CT | Avaliar reinserção dos assistidos/usuários 6 ES AS MD CT | Acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários 7 ES AS MD CT | Alterar estratégias 8 ES AS MD CT |
Abrir procedimento de atendimento 1 ES AS MD CT | Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento 2 ES AS MD CT | Cadastrar assistidos/usuários 3 ES AS MD CT | Preencher documentos 4 ES AS MD CT |
Encaminhar documentação oficial 5 ES AS MD CT | Notificar pessoas e entidades 6 ES AS MD CT | Participar da elaboração das normas 7 ES AS MD CT | Participar da elaboração de questionários 8 ES AS MD |
Agendar visitas 9 ES AS MD CT | Definir rotina administrativa 10 ES AS MD CT | Fazer devolutiva 11 ES AS MD CT |
Trabalhar em equipe 1 ES AS MD CT | Servir de exemplo 2 ES AS MD CT | Inspirar confiança 3 ES AS MD CT | Buscar identificação e empatia 4 ES AS MD CT |
Despertar esperança 5 ES AS MD CT | Exercitar atividade de escuta 6 ES AS MD CT | Agir sob pressão 7 ES AS MD CT | Demonstrar capacidade de compreensão 8 ES AS MD CT |
Contornar situações adversas 9 ES AS MD CT | Demonstrar entusiasmo 10 ES AS MD CT | Respeitar diferenças 11 ES AS MD CT | Demonstrar criatividade 12 ES AS MD CT |
Assumir riscos 13 ES AS MD CT | Demonstrar coragem 14 ES AS MD CT | Demonstrar persistência 15 ES AS MD CT | Tomar decisões 16 ES AS MD CT |
Demonstrar facilidade de comunicação 17 ES AS MD CT | Administrar conflitos 18 ES AS MD CT | Demonstrar auto-controle 19 ES AS MD CT | Demonstrar capacidade de negociação 20 ES AS MD CT |
Permanecer em estado de alerta 21 ES AS MD CT |
Legenda das ocupações da família
ES - Educador social
AS - Agente de ação social
MD - Monitor de dependente químico
CT - Conselheiro tutelar
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